Pois é caros leitores, eu estou completamente sem sono.
Tentei dormir, mas não consegui.Por isso resolvi vir pro blog e vou mandar meu segundo post dessa madrugada de sábado.
Ao som de Maria Cecília e Rodolfo.Conhece?
Se não conhece, eu recomendo.
No youtube você pode encontrar vários vídeos da dupla.Vale a pena conferir.
--
Bom, no interior de São Paulo está rolando toque de recolher para crianças e adolescentes.A idéia surgiu na cidade de Fernandópolis e agora se alastrou para mais duas cidades do interior paulista.Será que a moda pega?
Como funciona:
"De acordo com o estabelecido pelo toque de recolher, quem tem até 14 anos só pode ficar na rua, desacompanhado dos pais ou responsáveis, até as 20h30, é proibido de frequentar lan houses à noite. Adolescentes com idades entre 14 e 16 anos ficam proibidos de circular sozinhos a partir das 22 horas e os com idade entre 16 e 18 anos só podem ficar nas ruas até as 23 horas."
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090422/not_imp358505,0.php
Essa lei (nesses termos) foi implantada na cidade de "Ilha Solteira".O toque de recolher é basicamente parecido nas cidades que o adotaram, com apenas algumas mudanças de acordo com a peculiaridade de cada região.
De acordo com um juiz de Fernandópolis, essas atitudes ajudaram a diminuir as infrações cometidas por crianças e adolescentes.Mas será que isso resolve o problema?
Pra mim, isso é ir contra a liberdade. Devemos sim pensar numa maneira de diminuir o número de jovens bebendo e usando drogas, ou seja, colocando sua vida em perigo.Mas toque de recolher não é uma maneira muito interessante. Logo logo, quem é realmente "infrator" vai achar uma maneira de fugir da fiscalização e só sobraram os inocentes que irão pagar com a privação de sua liberdade, sem estar fazendo nenhum ato ilegal.
Que tal investir nas escolas?
Que tal investor nos esportes?
Que tal investir no trabalho?
Que tal investir na saúde?
Que tal investir no lazer?
Devemos atacar o problema totalmente e não apenas superficialmente.
Esse tipo de restrição a liberdade, acaba atacando jovens que querem apenas sair para fazer um lanche com seus amigos, ou crianças que querem apenas ir a lan house ter acesso a internet.
Só tenho medo que essa idéia chegue a Paranaguá.Realmente aconteceriam coisas estranhas por lá.
E na opinião de vocês?
A lei é interessante? Vale a pena?
Um grande abraço e até os próximos capítulos.
5 comentários:
Cara é isso aí! Bom ouvir opinião de pessoas inteligentes. Não adianta toques de recolher. A questão deve ser vista sobre um aspecto muito mais amplo, ademais juizes com essas atitudes só reforçam os mitos e a confusão entre a doutrina da proteção integral atual e a doutrina da situação irregular que mesmo extinta legalmente continua presente nas atitudes e no pensamento das pessoas. Abraço
Booom, não sei se você já sabe mas isso já chegou SIM em Paranaguá. menores de 16 anos só tem até as 22h. e após isso, o conselho tutelar, passa e leva, sai da 'cadeia' somente com os pais, e se isso se repetir mais de tres vezes se não me engano, tem que responder processo, ou pagar uma multa, algo assim.
E concordo com você, adolescentes estão sim cada vez mais bebendo ou fumando, mas é injusto tirar a liberdade dos responsáveis por culpa dos irresponssáveis, acho que cabe as familias instruierem, com auxilio da justiça? Sim. Mas não de formas radicais como está acontecendo.
E sobre Maria Cecila e Rodolfo, confiram mesmo.. é muuuuito bom
Lamentável, há alguns dias atrás ocorreu um caso envolvendo a namorada de um amigo meu. Eles estavam fazendo um lanche e a polícia simplesmente abordou, levou a garota e não quis conversa. Sò a mãe pra poder assinar um termo de responsabilidade e libertá-la do conselho tutelar. Já imaginou que maravilha? Sair pra comer um lanche e passar a noite em outro lugar contra a sua vontade? É, medidas muito radicais não vão durar por muito tempo, espero eu.
Não há nada que possamos fazer para, ao menos, entrar em contato com as autoridades responsáveis e pedir um preparo melhor para esses "agentes da lei" aprenderem a discernir melhor as situações? Ou então daqui a pouco não poderemos mais sair com nossas namoradas numa noite de sábado e ficaremos à mercê de uma repressão hipócrita que fere o direito de "ir e vir".
isso é horrível... esse país não vai pra frente mesmo... um jovem q vai na rua a noite e não fika atras de cigarro e bebida é obrigado a voltar pra casa antes do horario desejado por causa dessa ***** de lei... ô vontade morar fora do beasil... essa medida vai contra a liberade de ir e vir, e deixa mta gente insatisfeita... se Deus quiser não chega aki...
Eu não vejo a lei como lei mas sim como um meio de uma ameaça para os jovens~e adolescêntes .Agora não são todos que saírem após ás 10:00 da noite vão fumar ou beber.Não podemos mais fazer um lanche:suponhamos que eu saia com o meu namorado e a polícia chega não quer conversa nos leva preso e só saimos da cadeia com a autorização dos pais.NÃO eu tenho comoo direito de ir e vir,agora no meio do caminho vc ser abordado,por policiais,ah vai até a meia noite...não mais espero que os policiais não seja tão rigorosos os jovense adolescêntes..........só isso a lei tenque ser vista como a cuja não ser vista como uma ameaça,,,,,,,,,,,,,
Postar um comentário