quarta-feira, 30 de julho de 2008

360 anos de História!

Boa noite caros leitores, tudo bom?
Noite agradável hoje.
Aniversário de Paranaguá foi ontem e como prometido está aqui o post sobre Paranaguá.
Vou postar uma breve história sobre Paranaguá, retirada do site de Paranaguá.

"Breve Histórico Sobre a Cidade de Paranaguá
Na década de 1550-1560, famílias de São Vicente de Cananéia deslocaram-se ao litoral paranaense. Os primeiros povoadores, procedentes de São Paulo, se instalaram na Ilha da Cotinga (1550 a 1560), e a seguir às margens do rio Itiberê. O continente era habitado e dominado pelos índios Carijós,Em 1640, chegou o Capitão Provedor Gabriel de Lara, e a fidalga família com investidura de governo militar. Já em 1646 mandou erigir o Pelourinho, símbolo de poder e justiça de El-Rei. Após dois anos, a povoação tornou-se Vila, chamando-se Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá. Em 1660 tornou-se Capitania, passando à condição de Cidade em 05 de fevereiro de 1842. Ao ser criada a Província do Paraná, também se criou a Capitania dos Portos do Paraná, que passou a funcionar em 13 de fevereiro de 1854. Fato marcante para Paranaguá foi a visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária. O nome do município deriva dos vocábulos indígenas do “Paraná” (Grande Rio) e “Goá” (Redondo), alusão a Baía de Paranaguá.Foi elevada a categoria de Vila em 29 de julho de 1648 e, em 05 de fevereiro de 1842 ganhava foros de cidade, tendo como seu primeiro governante Gabriel de Lara, no período de 1648 a 1682."

http://www.paranagua.pr.gov.br/

Postado um pouco da história pra quem gosta...agora vou falar sobre um sentimento...
sentimento de ser Parnanguara.
Apesar de todos os problemas da cidade, cito descaso, poluição, corrupção, pobreza, falta de lazer, segurança, entre outros.Não há nada como chegar em Paranaguá após um período viajando.Não há nada como voltar pra Paranaguá após uns anos longe.Por mais que saibamos que aqui não terá muita coisa pra fazer, o ambiente nos agrada.E sentimentos falta de tudo isso quando vamos embora...quando temos que partir.
Quem nunca desejou que em Paranaguá houvesse faculdades de ponta para que não precisássemos nos mudar para Curitiba (ou outros lugares)?Quem nunca desejou que aqui tivesse um Teatro de ponta e vários pontos de lazer?Desejamos muita coisa para Paranaguá e como gostaríamos que essas coisas se realizassem.Mas nós não podemos mudar as coisas ruins que aqui acontecem, ou, podemos?Eu acredito que não só podemos, como devemos.
Temos uma obrigação com Paranaguá.Seja agora, ou seja no futuro.
Eu sei que eu espero realmente um dia voltar para Paranaguá e juntos com os amigos de hoje, com a geração de hoje, mudar essa cidade e deixa-la cada vez mais parecida com a Paranaguá dos nossos sonhos.

Um grande abraço.
PAZ!

Nenhum comentário: